3 dicas para acelerar o metabolismo

Em primeiro lugar devemos entender o que é e quais são os componentes do nosso gasto energético total (GET). O GET é composto por três variáveis: metabolismo de repouso (energia necessária para manter-se vivo, sem movimentação) – 60 a 75% do GET- , atividade física (todos os movimentos realizados) – 15 a 35 % do GET – e efeito térmico do alimento (energia despendida durante digestão e metabolização da comida) – 5 a 10% do GET.  Umas das estratégias que podem auxiliar o emagrecimento é a utilização de alimentos que promovam o aumento do metabolismo, ou seja, aqueles que promovam adaptações fisiológicas que elevem a quantidade de calorias gastas durante todo o dia. Fazendo uso das dicas abaixo tenha certeza que você irá colher bons resultados e melhorar seus hábitos alimentares, porém vale ressaltar que nossa melhor forma de aumentar o gasto energético ou metabolismo é através da atividade física, afinal corresponde de 15 a 35% do GET!

1 – Utilize alimentos fonte de proteína em todas as refeições (carnes, peixes, ovos, leite e derivados); auxiliam na saciedade, além de exigirem maior gasto energético para sua digestão e metabolização, consequentemente aumentam seu metabolismo de forma indireta.

2 – Beba bastante água (se possível gelada) 2 a 3L por dia; sem água nosso “motor” não funciona adequadamente, e se ainda utilizarmos ela gelada, somos forçados a reduzir sua temperatura às custas de energia térmica, ou seja, gastamos mais energia para isso!

3 – Utilize alimentos com efeito termogênico; chá verde (auxilia também na ingestão hídrica), canela (temperar batidas de vitamina por exemplo), gengibre (adicionar raspas em sucos e saladas), café (cuidado, pois a cafeína é uma substância com alto poder de adicção e dependência) e pimenta vermelha (utilize como tempero de preparações). Para obter melhores resultados procure pelo acompanhamento de um profissional capacitado, procure um nutricionista.

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